Sindrome do túnel do carpo
A STC é uma neuropatia causada pela compressão do nervo mediano, essa compressão pode ser causada por processos inflamatórios nos tendões que com ele passam por dentro de um túnel recoberto por um tecido denominado retináculo. Essa compressão causa diversos sintomes, especialemente na região do polegar, dedo indicador, dedo mediano e face interna do dedo anular.
SINTOMAS
O paciente irá apresentar parestesia, dor, formigamento, diminuição de força, os sintomas são mais frequentes à noite ou após o uso intenso durante o dia. A dor pode ser forte, chegando a acordar o paciente durante à noite . A dor pode ir para o braço até o ombro. Com a perda da sensação nos dedos o paciente irá enfrentar dificuldade para executar funções rotineiras como amarrar os sapatos.
È comum que os pacientes relatem choques na região da mão, em determinadas posições, como segurar um objeto pesado, dirigir ou até descascando frutas e legumes.
Os sintomas comumente aparecem à noite devido ao acumulo de líquido na região, após um dia de funções. O polegar, dedo indicador , dedo médio e face interna do dedo anular são especialmente acometidos, podendo apresentar dormencia, parestesia e diminuição de força.
CAUSAS
Várias são as causas que proporcionam o aumento das estruturas que passam dentro do túnel do carpo, o esforço repetitivo durante o trabalho, alterações hormonais (isso explica a maior prevalência desta patologia). Outras associações como artrite reumatoide doeças da tireoide diabetes mellitus.
Alterações na região do punho podem estar associadas aos acometimentos na região cervical, com a compressão do plexo braquial interferindo na fluidez das estruturas.
Os sintomas podem também serem causados por compressão no nervo mediano em outra região, como perto do cotovelo, ou como já mencionado antes na região cer
TRATAMENTO
O tratamento pode ser cirurgico, onde basea-se no corte do retinaculo (tecido que envolve as estruturas que passam pelo túnel) assim dando mais espaço para as estrutura, conseguindo assim diminuir a compressão da região.
O tratamento osteopático ten-se mostrado bem eficaz nesta patologia, com mobilizações para a liberação deste mesmo retináculo é possivel a diminuição da compressão das estruturas. A avaliação minuciosa traçada pelo osteopáta consegue determinar em que ponto a compressão neural , facilitando assim o tratamento. Muitas vezes uma técnica baseada na mobilização da raiz (região cervical) é eficaz para o alívio dos sintomas.